Gestão de negócios: o que faz uma academia ser rentável no país

Arnold Sports Festival South America realiza congresso do setor, que deve movimentar, no país, 88,5 milhões de dólares até 2030

Homem discursando em uma conferência. Texto na tela:

(Divulgação: Savaget Group)

Academias são negócios rentáveis no país? Há indicativos que respondem essa pergunta. Levantamento da Credence Research, empresa global de pesquisa de mercado e consultoria, mostrou que o segmento fitness brasileiro deve crescer 9,5% até 2030, movimentando 88,5 milhões de dólares no período. Outra pesquisa, feita pela HFA (Health & Fitness Association), antiga IHRSA, entidade que reúne profissionais do setor de exercícios físicos ao redor do mundo, revelou que 55% dos adeptos da malhação nas grandes metrópoles da América Latina frequentam academias e clubes. De acordo com esse mesmo levantamento, 73% dos sedentários brasileiros demostram interesse em malhar em um desses lugares.

 

Cruzando essas informações, fica evidente que há muito cliente para aqueles que decidem investir em uma academia. Consequentemente, a margem de lucro também é alta. Mas para que o negócio seja duradouro é preciso apostar em boa gestão, essencial em todo empreendimento. Essa ferramenta é um dos benefícios que o Arnold Sports Festival South America, o maior evento multiesportivo da América Latina, que será realizado entre os dias 24 e 26 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), oferece para proprietários de academias, gerentes e coordenadores desse tipo de negócio.

 

Durante o evento, será realizado o 7º Congresso de Gestão de Academias, mais precisamente nos dias 24 e 25 de abril, entre 9h00 e 18h00. “É uma oportunidade única para que todos aqueles, que apostam em boa gestão no segmento fitness, aprendam com os maiores empresários do setor, a fim de elaborarem receitas de sucesso para o próprio negócio”, diz Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget Group, empresa organizadora do Arnold Sports Festival South America.

 

Entre os grandes empresários que palestram no congresso de gestão de academias está Edgard Corona, fundador e CEO do Grupo Smart Fit, que engloba a própria Smart Fit, terceira maior rede de academias do mundo, com mais de 2.000 unidades em 16 países. Outro nome de destaque do congresso é Rodrigo Sangion, fundador e CEO da academia Les Cinq Gym, ícone de serviços premium no segmento fitness. Juntos em um mesmo encontro, eles mostram que modelos diferentes de negócios podem ser igualmente rentáveis, desde que saibam cativar o público que buscam, provando que há espaço para qualquer pessoa disposta a praticar exercícios físicos, independentemente da situação financeira.

Homem segurando um microfone, falando para uma plateia. Ele está vestindo uma camisa preta.

(Divulgação: Savaget Group)

Na sexta-feira (24), às 11h00, Sangion, que pode ser chamado de “rei do luxo”, participa do painel “O novo premium: como operadores de elite estão transformando o mercado fitness”, ao lado de Mônica Marques, diretora da Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), e de Fernando Jaeger, diretor técnico da academia Great. “Há muitas lições que uma academia de luxo pode oferecer às outras, como é o caso de um atendimento acima de qualquer expectativa, que não está associado, necessariamente, ao valor que é pago para usufruir do mesmo”, explica Sangion, que tem receita própria de sucesso, capaz de ajudar qualquer gestor de academia.

 

Na outra ponta da linha, no mesmo dia, às 16h00, Edgard lidera a família dele, em uma conversa sobre um dos maiores impérios de academias do mundo que, há décadas, mantém um legado de sucesso, focado em um cliente que quer gastar menos, sem abrir mão do direito de praticar exercícios físicos em uma academia com qualidade. Ele será o cabeça do painel “A força de um legado: a história da família Corona e a revolução fitness”, ao lado da filha, Carolina Corona, CEO Beon Studios, vertical de estúdios boutique do Grupo Smart Fit.

 

A família Corona investe em um ecossistema fitness completo, que também agrega a rede Bio Ritmo, voltada ao público high end, a Nation, especializada em musculação de alto desempenho, a vertical de Studios Beon, com mais de 283 salas, e o agregador TotalPass, que soma acima de 33 mil academias parceiras. “O Arnold Sports Festival South America é mais um divisor de águas para o fitness brasileiro. A presença em massa do público, que todos os anos bate recordes, é a maior prova do sucesso do evento”, diz Edgard Corona. “Quanto ao nosso grupo, estamos sempre buscando novidades que possam surpreender e melhorar o treino de nossos clientes. Isso tem a ver com o valor que entregamos pelo melhor preço”..

7º Congresso de Gestão de Academias (programação)

Sexta-Feira (24)

9h - Abertura

9h15 - Inteligência artificial

10h - Academias em alta potência: de corpo, mente e alma

11h - Painel – O novo premium: como operadores de elite estão transformando o mercado fitness

14h - Hospitalidade e fitness: como as academias podem elevar a experiência do cliente ao nível dos melhores hotéis

15h - Menos Forecast, Mais Foresight - Ferramentas que ajudam líderes do fitness a inovar e tomar decisões seguras em tempos de incerteza.

16h - A força de um legado: a história da família Corona e a revolução do fitness

17h – Painel – Modelos que escalam diferente: a força das academias de nicho no mercado atual

 

Sábado (25)

9h - Crescer para onde? Como escolher o modelo que vai multiplicar o seu negócio

11h - Os pilares da alta performance

14h - Comunidade: o maior ativo do novo mercado de academias

15h - Ser Igual Custa Caro - A Vaca Roxa explica por que a diferenciação virou estratégia nos negócios

16h - do 100 K ao milhão: as decisões que transformam negócios e criam crescimento real

17h - Hospitalidade e Fitness: Como as academias podem elevar a experiência do cliente ao nível dos melhores hotéis

18h - Painel – CTs 4.0: a evolução dos espaços dedicados ao treinamento de força

 

Mais informações: https://arnold.savagetgroup.com.br/gestao-de-academias/

 

 

Sobre a Savaget Group. Idealizada por Ana Paula Leal Graziano, promotora de eventos há mais de trinta anos, a empresa é responsável por organizar vários dos mais importantes encontros de fitness, nutrição e bem-estar do país. O Arnold Sports Festival South America, que completou dez anos em 2024, e o Mr. Olympia Brasil Expo são dois desses carros-chefes, considerados os maiores eventos multiesportivos da América Latina, agitando, em feiras e competições, uma legião de adeptos de hábitos saudáveis.. 

Arnold Sports Festival South America 2026

 

Data: 24,25 e 26 de abril

Local: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)

Horários: entre 10h e 20h (sexta e sábado), entre 10h e 18h (domingo)


Patrocínios nutrição esportiva: Integralmedica, Max Titanium, Panatta, Smart Fit, Champion Watch, Shark Pro Suplementos e Berzerk

Patrocínios fitness: ABC Evo, Panatta, Buckler, Cimerian e Matrix Fitness

Patrocínios Pet Health: NaturalPraPet, Cipet e Escola Paulista de Medicina Veterinária

 

Mais informações

 

Site: https://arnold.savagetgroup.com.br//

CANAL TAMBÉM DE CREDENCIAMENTO PARA O EVENTO


Portal  Aop Sports

Anderson de Oliveira Pazemecxas

Tel. (11) 91210-1404